tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

segunda-feira, 2 de março de 2015

                         
                                              O DIA DE PENTECOSTES

O nome Pentecostes, de origem grega, pentekosté, que tem como significado qüinquagésimo (50) dias após a comemoração da festa da Páscoa. Pentecostes data em que hoje na Graça comemoramos a data do envio do Espírito Santo à Igreja, At 2: 1-13, que se deu 10 dias após a ascensão de Jesus aos céus, cumprindo assim sua promessa de enviar um Consolador na ausência da Sua presença física na terra. Jo 16:7 “Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
       sobretudo a
origem dessa festa  vem do Antigo Testamento, uma celebração da colheita ou sega, do hebraico hag hagasir de grãos tais como trigo e cevada, festa rural, agrária, celebrada com muita alegria e ações de graça na qual, o povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido. (Êxodo 23, 14), também chamada de festa das Semanas do hebraico, hag xabu´ot, em (EX. 34:22), cuja passagem no livro de Levíticos 23: 15-21, assim como descrita também em Deuteronômio 16: 9-10. Onde consta calcular sete semanas a partir do inicio da colheita, ou a dizer, a festa dos pães ázimos, ou festa da páscoa EX 12. Obs: deveria ser respeitada a recomendação do direito de respigar dos pobres e estrangeiros, era uma cerimônia aberta (Lv 23.22; Dt 16.11)
         Em Nm 28:26 vemos essa mesma festa denominada de dia das primícias dos frutos, no hebraico yom habikurim, e tem sua origem, quando na entrega voluntaria de uma oferta a Deus, dos primeiros frutos colhidos naquela safra, é importante notar que a entrega das primícias aconteciam provavelmente em cada uma das três festas tradicionais do calendário antigo, sendo então Páscoa, onde entregava-se uma ovelha nascida naquele ano; na segunda, Colheita ou Semanas, entregava-se uma porção dos primeiros grãos colhidos naquela safra vigente; e, a  terceira festa, Tabernáculos ou Cabanas, o povo oferecia os primeiros frutos da colheita de frutas, como uva, tâmara e figo, entre outros. Ex 23,14-17.
       Destarte,  tornou-se também a festa da renovação da Aliança do Sinai, embora numa passagem pouco vaga em (Ex 19, 1-16), mesmo no  tempo de Jesus, celebrada 50 dias apos a Páscoa, ela recordava a dia em que no Monte Sinai, Deus entregou as tábuas da Lei a Moises,  vindo tempos depois no período intertestamentário por volta do século terceiro A.C, com o domínio do império grego que na época passou a dominar as regiões, impondo sua língua e sua cultura, provavelmente, os nomes hebraicos - hag haqasir e hag xabu´ot, deram lugar ao nome grego PENTECOSTES, que significa: “cinquenta dias depois.
A cerimônia obedecia a certa sequencia lógica de acontecimentos, onde o inicio era contabilizado quando a foice era lançada contra as espigas (Dt 16.9); sequenciava com a peregrinação para o local de culto (Ex 23.17); vale lembrar que no princípio era uma cerimonia agraria, vindo depois a se tornar uma cerimonia também de cunho religioso, onde passou a ser celebrada na cidade de Jerusalém; na sequencia, como era uma festa aberta, reunia-se todo o povo trabalhador com suas famílias, seus servos, amigos, peregrinos, órfãos e viúvas e os estrangeiros (Dt 16.11). e por hora, sendo proibido todo trabalho servil, onde eram celebradas em ação de graças pela proteção e cuidados Divinos, essa cerimônia era chamada de “Santa Convocação”, (Lv 23.21), e reatar a memória da libertação da escravidão no Egito e o cuidado com a obediência aos estatutos divinos (Dt 16.12). no local da cerimônia, o feixe de cereal trazido era apresentado pelo sacerdote como oferta a Deus, o Doador da terra e a Fonte de todo bem (Lv 23.11).Os celebrantes também se alimentavam de parte das ofertas trazidas pelos agricultores. Lembrando que, era proibido fazer uso dos frutos da colheita antes da cerimonia da festa das primícias, (Lv 23.14).
Bem, no novo testamento, o Pentecostes está relatado no livro dos Atos dos Apóstolos 2, 1-13.  tendo sido Jesus o Cordeiro imolado Is 53:7; por nós, para nossa salvação, na ocasião da celebração da pascoa, passou 40 dias depois de ressuscitado ainda na terra At 1:3, quando ordenou aos discípulos ficarem em Jerusalém por um tempo, até que os enviasse o Espirito Santo consolador At 1:4, Como era costume, os discípulos, juntamente com Maria, mãe de Jesus, estavam reunidos para a celebração do Pentecostes judaico em Jerusalém. Isso significa que eles ficaram em Jerusalém por cerca de 10 dias, pois a festa de Pentecostes acontecia 50 dias após a celebração da pascoa, no entanto tendo jesus permanecido por 40 dias ainda sobre a terra calculamos: 50-40 = 10 dias. De acordo com o relato, enquanto estavam reunidos, ouviu-se um ruído vindo dos céus, como um vento impetuoso. Línguas de fogo pousaram sobre os apóstolos e todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em diversas línguas. E assim, a presença do Espírito Santo de Deus, no dia de Pentecostes veio concretizar a coroação da páscoa de Cristo na plenitude da sua Glória, como Cordeiro Imolado. Trazendo de volta à Igreja, a presença de Jesus ressuscitado, na sequenciação do Seu IDE,  Como dizia o profeta: "Nos últimos dias, diz o Senhor, eu derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas. Os filhos e filhas de vocês vão profetizar, os jovens terão visões e os anciãos terão sonhos. E, naqueles dias, derramarei o meu Espírito também sobre meus servos e servas, e eles profetizarão" Joel 2: 28-29 .
Concluindo:
Por ocasião da festa de Pentecostes, todos os povos circunvizinhos se reunião em Jerusalém para as comemorações,  At 2: 4-13. No entanto o Evangelho da Graça, deveria se estender para além das fronteiras de Israel, e essa era a ocasião perfeita para a atuação do Espirito ao fazer o Evangelho ser pregado na língua nativa de cada povo que ali se encontrava, pois a Sã Doutrina precisava ser difundida entre os povos até os confins da terra, At 1:8.  E dessa forma, através da descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes, marcou-se o nascimento da Igreja e sua vocação para a missão do IDE, e todos os povos puderam ouvir e testemunhar as maravilhas que é, o VERDADEIRO EVANGELHO DA SALVAÇÃO. 
QUE A GRAÇA POR PARTE DO SENHOR JESUS, O IMENSURAVEL AMOR DO PAI, ESTEJA COM CADA UM DE VOCÊS. GRAÇA E PAZ.
Pr. Silvano Silva
Assembléia de Deus “Ministério Soar do Espírito”

Nenhum comentário:

Postar um comentário